Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Veja como a Prof.ª Leandra usou Sala de Aula Invertida, Mapas Conceituais e Fishbowl para ter resultados incríveis na sua aula

Desde janeiro começamos um projeto aqui no Sílabe chamado Práticas Educacionais, um sonho que nasceu com o objetivo de compartilhar com professores de todo Brasil atividades e experiências que pudessem ajudá-los a inovar em suas aulas.

Foi aí que, esses dias, recebemos o relato da professora Leandra Vale, lá do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (MG). Ela aplicou três Práticas Educacionais que escrevemos, sobre Sala de Aula Invertida, Mapas Conceituais e Fishbowl.

Dá uma olhada no depoimento que ela mandou pra gente:

O grande objetivo era mostrar as alunas que podemos trabalhar com metodologias ativas em qualquer conteúdo de aprendizagem. Então, resolvemos pegar um conteúdo de Ciências do ensino fundamental I que é o “Aquecimento Global”. Como suporte para a atividade, solicitei que elas assistissem anteriormente ao vídeo:

O que de certa forma é também uma metodologia ativaSala de Aula invertida (do Ensino Híbrido). Ao assistir ao vídeo as alunas tinham como missão separar os conceitos importantes relacionados ao aquecimento global e trazer para a aula.

Na aula, organizamos a sala como reza a metodologia do Fishbowl, e projetando no datashow o software CmapTools, comigo no comando, as alunas que estavam no círculo de dentro começaram a debater sobre o aquecimento global e na medida em que entravam em um acordo sobre os conceitos, eu mesma ia colocando eles no CmapTools (software para modelagem de mapas conceituais).

Além dos conceitos, elas iam também fazendo as ligações entre eles através das proposições. E a medida em que o grupo que somente observava se sentia a vontade em contribuir, fazíamos o revezamento. Ao final, produzimos, o seguinte mapa conceitual sobre o tema.

Bom, depois de finalizada a atividade, fizemos um fechamento das técnicas e algumas adaptações necessárias para usar na educação infantil, e outros temas, inclusive o das ciências exatas.

Além das habilidades relacionadas ao conteúdo, com essa técnica é possível trabalhar as habilidades socioemocionais, como: esperar a sua vez de falar, controlar a ansiedade, respeito a opinião do outro.

Concluindo, estou gostando muito de aplicar essas práticas, tira o docente da zona de conforto e aula se torna mais interativa com mais contribuições. Obrigada.

material-praticas-educacionaisPowered by Rock Convert