competências para o século 21 - trabalho sobre igualdade de gênero

Rotação Individual: o que é e como funciona?

A rotação individual é uma metodologia de ensino que fica embaixo do guarda-chuva do Ensino Híbrido. Ele é semelhante ao modelo de rotação por estações, mas nele os alunos têm roteiros individuais elaborados pelo professor e fazem rotações seguindo esses roteiros personalizados.

Como funciona a Rotação Individual

O modelo de Rotação Individual permite que os alunos rotacionem através das estações, mas diferente de outros modelos, nesse o aluno tem seu roteiro programado por ele mesmo ou pelo professor e rotaciona pelas estações sozinho

Veja o vídeo de exemplo:

Nesse caso os alunos não precisam necessariamente passar por todas as estações, mas devem passar por aquelas que fazem sentido para sua aprendizagem, considerando o nível de conteúdo em que se encontram, suas dificuldades e a forma como aprendem melhor.

Como montar os espaços para Rotação

A ideia de montar estações é para que os alunos experimentem diferentes estilos de aprendizado para um mesmo conteúdo, então na hora de montar as estações pense em materiais variados para que um aluno possa interagir, por exemplo: livros, apostilas, vídeos, conteúdos online, slides, etc.

Considerações finais

Para aplicar qualquer um dos modelos do Ensino Híbrido é necessário que o professor planeje sua aula considerando cada um dos momentos característicos de cada modelo, levando em consideração:

  • O que cada aluno ou grupo de alunos estará fazendo em cada momento (se estarão sozinhos ou em grupo, em atividades de pesquisa, teórica ou prática, em atividades online ou off-line)
  • O que o professor estará fazendo em cada um dos momentos (se estará fixo em uma estação ou livre para circular entre as estações)
  • dinâmica da aula como um todo.

Nesse modelo é preciso uma mudança na postura dos alunos, do professor e da própria escola em si. Processo que é construído e que não vem de uma  hora para a outra.

Portanto, persista, seja companheiro dos alunos, se abra a falhas e aproveite todos os aprendizados!

Gostou do conteúdo? Conheça nossa série de posts sobre Ensino Híbrido, com exemplos, casos práticos e relatos de professores!