Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Conheça o depoimento da Thalita sobre o uso do Sílabe em aula

O Sílabe está fazendo a diferença na vida de muitos educadores, gestores e alunos.

Thalita Pascualon é professora de Química no IFSP de Boituva, e começou a usar a plataforma há 10 meses.

Trabalhando com aproximadamente 60 alunos, ela percebeu que mudanças muito interessantes aconteceram em todo o processo de ensino-aprendizagem, e compartilhou tudo conosco em uma pequena entrevista!

O que o Silabe modificou em sua aula?

A principal mudança que eu observei com a utilização do Sílabe é que a Química se tornou mais compreensível, pautável e interessante para uma quantidade de alunos, o que não acontecia em momentos anteriores.

Comparando com as aulas dos anos passados, onde eu não utilizava a plataforma, a quantidade de alunos interessados na matéria e com desempenho esperado nas avaliações foi diferente.

Essa diferença pode ter acontecido pela variedade no perfil dos estudantes, mas julgo que o principal fator da mudança se deve a inserção da tecnologia e a permissão da escola em poder utilizar, além da receptividade dos alunos com a plataforma.

Quais os principais benefícios de se utilizar o Silabe?

Onde trabalho, as aulas de Química se limitam a duas aulas semanais, e elas ocorrem no mesmo dia da semana.

Isso prejudicava meu contato com os alunos, que acontecia só uma vez a cada semana, isso quando não havia um feriado ou qualquer outra atividade que impedisse minha aula, como um simpósio.

A utilização do Sílabe permitiu que o contato dos alunos com a Química não se limitasse somente uma vez por semana, e muitas vezes a retomada dos conteúdos das semanas anteriores era mais tranquila e funcional pois os alunos tinham acessado a plataforma antes das aulas.

Em alguns momentos, as dúvidas geradas a partir do que eles viam nas aulas online formavam o gancho que puxava as discussões iniciais da aula seguinte.

Além de facilitar o contato com os alunos, o Sílabe tornou possível identificar o que auxilia no processo de ensino-aprendizagem para determinado grupo de estudantes, mostrando como eles aprendem melhor e quais metodologias e materiais são mais eficazes em cada área do conteúdo.

O que modificou no papel dos alunos ao utilizarem o Sílabe?

Muito além de trabalhar com os conteúdos da disciplina, cabe a nós, professores,  desenvolver nos alunos outras competências, como responsabilidade, pontualidade e reconhecimento dos papeis deles no processo de ensino-aprendizagem.

A utilização da plataforma permitiu o desenvolvimento dessas características.

Como muitos alunos estudam em tempo integral, eles começaram a se programar pra acessar a plataforma nos horários livres, conseguindo resolver as atividades e colocar o conteúdo em dia. 

Não era raro vê-los no horário de almoço ou nos intervalos acessando a plataforma nos computadores da biblioteca, colocando os fones de ouvido e se ocupando com os conteúdos da aula seguinte.

Qual a importância de se utilizar tecnologia dentro da aula?

Os nossos alunos são da geração dos nativos digitais, e têm características próprias que devem ser integradas no ambiente escolar.

O professor deve acompanhar essa evolução e garantir que o processo de ensino-aprendizagem dos alunos seja eficaz.

A melhor maneira de garantir esse sucesso é estar aberto a aprender e inserir as novas tecnologias, aproveitando essa bagagem tecnológica dos alunos nas aulas.

O Sílabe permitiu que eu levasse a tecnologia pro ambiente escolar,  por se tratar de uma plataforma de fácil adaptação e que disponibiliza constante apoio da equipe, que nos dá sugestões e nos auxilia na resolução de problemas.

Desta forma, eu passei a conseguir personalizar meu material, da maneira que eu julgo mais interessante e eficiente para os meus alunos.