projeto minha redação enem em 50 minutos

Minha Redação ENEM em 50 minutos

Conheça o projeto da professora Angélica Pereira, mostrando como ajudar os alunos a melhorarem suas redações para o ENEM, a partir do controle de um fator decisivo para a prova: o tempo.

O ensino de redação em sala de aula

Visando melhorar o desempenho dos alunos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – quanto à escrita da dissertação argumentativa, criei um projeto intitulado “Minha redação ENEM em 50 minutos”, a partir de comentários de alunos do Ensino Médio.

Ao ensinar a matéria “Redação” verifiquei uma falha recorrente no ensino da mesma. Algo estava sendo esquecido, ignorado. Ao longo dos anos, diversos alunos me procuraram para reclamar sobre um mesmo problema:

“Professora, eu sei escrever qualquer tema de redação que for pedido, mas não há tempo suficiente e não consegui”‛; “Professora, isso eu já sei… Quero ver é eu conseguir no dia da prova”; “Professora, o problema não é o argumento, é o tempo”; “Professora, no dia eu faço direto a caneta, pois não dá tempo”; “Aqui em sala de aula é assim, mas no dia do ENEM quero só ver.…”.

Como podemos perceber, ensinar a redação é uma tarefa que demanda muito tempo, mas é uma tarefa possível. O que vem sendo ignorado é o tempo que os alunos, vestibulandos, têm para realizar essa função no dia do Exame Nacional do Ensino Médio.

projeto minha redação enem em 50 minutos

No edital do exame, encontra-se a seguinte informação: “não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em razão de afastamento do PARTICIPANTE da sala de provas ou para preenchimento do seu Cartão-Resposta ou da Folha de Redação” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2017, p. 49).

A impossibilidade da prorrogação do tempo bem como o pouco tempo estipulado para a resolução da prova fazem com que os alunos se sintam pressionados, incapazes, ansiosos e inseguros. Sendo assim, até os melhores alunos em redação são prejudicados por esse detalhe do “tempo” em um momento tão importante e decisivo da vida deles: a prova que define o ingresso em uma universidade.

O projeto “Minha redação ENEM em 50 minutos” foi pensado para solucionar essa problemática. Escrever bem é indiscutivelmente importante, conhecer as regras de escrita e ter segurança nos momentos das provas é fundamental. Porém, na prática de ensino dessa disciplina, pude perceber que ensinar as técnicas, a estrutura do gênero e as dicas não era suficiente, à medida que, ao realizar o ENEM, os estudantes sempre voltavam reclamando que não tiveram tempo suficiente para realização da escrita completa da redação. Essa dificuldade em relação ao tempo acarretou vários problemas relatados pelos alunos. Uns disseram que não tiveram tempo e entregaram sem finalizar corretamente, outros afirmaram que conseguiram escrever as 30 linhas disponíveis no exame, mas que o texto como um todo não saiu perfeitamente.

 

O projeto “minha redação ENEM em 50 minutos”

 

projeto minha redação enem em 50 minutos
Fonte: Arquivo pessoal da autora

O projeto propõe não só ensinar os alunos a escreverem o gênero pedido no exame, mas também capacitá-los a escrever bem, no tempo mínimo possível. Assim, se sentirão mais preparados e aptos no dia da prova. Ansiedade, insegurança e nervosismo serão problemas descartados ao perceberem que são capazes de elaborar o texto em tempo suficiente. A ideia não é bater um recorde de escrita e sair mais cedo do exame. O objetivo é proporcionar aos alunos uma escrita com segurança e eficiência e, posteriormente, uma nota suficiente e satisfatória para ingresso na faculdade pretendida. É dedicando tempo à preparação do tempo de escrita dos alunos que os professores conseguirão formar vestibulandos realmente preparados.

Para elaboração das aulas, é aconselhável que haja instrumentos tecnológicos que motivem os alunos, como vídeos interativos de exposição das temáticas e cronômetro virtual para marcar os 50 minutos.

 

Sugestões de links que podem ser utilizados em uma aula de redação:

Com vários temas disponíveis, o aluno pode decidir por qual escrever, além de conhecer um pouco sobre os demais que não escolheu. O professor, caso queira e se disponha, pode ainda deixar um e-mail disponível para que aluno tenha a opção de escrever um segundo tema em casa e o envie para correção pelo e-mail do professor.

Também é possível criar uma atividade online no Sílabe e deixar que os alunos submetam suas atividades online.

O cronômetro também é motivador, à medida que os alunos se esforçam em vencer o tempo e competem entre si para ver quem entregará a redação com mais linhas escritas.

Nas primeiras semanas, é comum que o professor receba apenas a Introdução escrita pela maioria dos alunos. Com o passar do tempo, os alunos começam a entregar a Introdução e o Desenvolvimento devidamente prontos. Quando chegam nesse nível, esforçam-se ao máximo para concluir a redação no tempo estipulado. Ao final do projeto, conseguem entregar a redação completa, coesa e coerente. Nesse momento, é hora de praticar um pouco mais treinando a transcrição da redação da folha de rascunho para a folha final. Com o projeto finalizado, o aluno vai estar treinado e não se sentirá pressionado no ENEM.

O maior benefício proveniente do projeto Minha redação ENEM em 50 minutos é contribuir para o sucesso dos alunos em um exame, atualmente, tão importante na vida de cada um. E, para o professor, fica a satisfação de dever cumprido, e mais do que isso, a sensação de ter valido a pena o esforço ao receber, meses depois, as inúmeras ligações dos alunos noticiando suas notas e aprovações positivas.

 

Criando redações em 50 minutos!

projeto minha redação enem em 50 minutos

1° Momento: Explicação do gênero dissertativo argumentativo. Exposição das técnicas e dicas de escrita da redação. Exposição dos temas já cobrados no exame em questão. O primeiro momento pode ser passado em um mês, mas é importante ressaltar que esse primeiro momento pode ser trabalhado durante todo o ensino médio, desde seu início.

2° Momento: Explicação dos temas da atualidade com auxílio de vídeos interativos. Estudo dos possíveis temas para o próximo ENEM com treino que siga as seguintes instruções: – O aluno terá 50 minutos para escrever sua redação a lápis. Ao término dos 50 minutos, o aluno deverá entregar a redação independentemente de onde parou. O segundo momento deverá durar no mínimo um/dois/três meses, com treinos duas vezes por semana.

3° Momento: Treino dos possíveis temas para o próximo ENEM seguindo a seguinte instrução: – O aluno terá 50 minutos para escrever sua redação completa na folha rascunho e, no máximo, mais 10 minutos para passar a redação para uma folha final a caneta. O terceiro momento deverá durar, no mínimo, um mês, com treinos duas vezes por semana.

 

Resultados

O tempo será trabalhado com antecedência e terminar a redação no tempo correto se tornará um desafio que os alunos se empenharão a vencer. – É provável que, antes do término do projeto, a maioria dos alunos já conseguirão finalizar sua redação a caneta com o tempo de 50 minutos. – Passado o exame, os alunos reconhecerão que realizaram a prova de redação com mais calma, serenidade e concentração e em tempo satisfatório, posterior a isso, poderá ser verificada uma nota de excelência.

 

Depoimento de alunos

Depoimento da aluna Eduarda Moreira: “Tendo em vista que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se fundamenta nos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio convencional, é esperado que o aluno seja capaz de ler, interpretar e redigir um texto pautado na matriz de objetos avaliados pela banca de correção. Como estudante do terceiro ano de 2016 e consciente da importância do exame em minha vida acadêmica percebi que as exigências da prova estavam além dessa análise superficial sendo o tempo um componente tão importante quanto o domínio dos critérios estabelecidos pelo INEP. A partir de então decidi ingressar no projeto ‘Minha redação ENEM em 50 minutos’ a fim de maximizar a produtividade do curto período disponibilizado para a realização da prova. As aulas focadas na administração inteligente de cada minuto em condições similares ao processo seletivo transmitiram-me a segurança necessária para que no dia em questão eu estivesse preparada e confiante para escrever minha redação em menos de uma hora. Tenho convicção de que o comprometimento da professora Angélica alinhado aos incontáveis dias de treino foram fundamentais para que esse objetivo fosse integralmente alcançado” (Depoimento enviado dia 18 de agosto de 2017).

 

Depoimento da aluna Maria Clara A. Gonçalves: “O ENEM foi uma prova criada pelo governo para medir os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o ensino médio, mas hoje sua principal função é servir como porta de entrada para as universidades públicas. Sendo um teste muito desafiador, ele testa, além da capacidade intelectual, também a capacidade dos estudantes de manter a calma e saber controlar o tempo. Com o projeto ‘Minha redação ENEM em 50 minutos’ desenvolvido por nossa professora de Língua Portuguesa, Angélica, foi possível desenvolver bastante a nossa capacidade de vencer os últimos dois desafios citados, para que no tão esperado dia da prova fôssemos preparados e seguros de que conseguiríamos fazer uma boa redação, que é muito importante para a nota final. Por isso, acho que o projeto é muito válido para aqueles que querem se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio, já que como aluna me senti melhor orientada durante a prova e assim consegui me sair melhor” (Depoimento enviado dia 22 de agosto de 2017).

 

*Todos os alunos, que enviaram seus depoimentos, autorizaram a divulgação dos mesmos.

 

Professora que faz a diferença

Meu nome é Angélica Pereira Martins Chagas, sou coordenadora de tecnologia no Colégio ABC-Anglo de Patrocínio, MG. Antes do cargo de coordenação, atuei neste colégio como professora de Redação e posteriormente de Língua Portuguesa. O interesse por práticas educativas interativas com o auxílio da tecnologia, me fez deixar as aulas e topar o desafio de coordenar e auxiliar os professores do colégio com ideias e suporte para que nossos alunos tenham aulas inovadoras, motivadoras, lúdicas e tecnológicas. Sou Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tenho verdadeira paixão pela leitura e pelo ensino de literatura. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Também estou cursando Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (FIOCRUZ). Graduada em Letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

O presente texto se constituiu no período em que lecionei em turmas de Ensino Médio e Cursinhos Pré-vestibulares. Percebendo uma grande preocupação por parte dos alunos a respeito do tempo de escrita da redação do ENEM me dispus a pensar e tentar, de alguma forma, solucionar a questão. Daí nasceu o projeto: “Minha redação ENEM em 50 minutos”.

 

Gostou do conteúdo?

Esse texto faz parte de um projeto aqui no Sílabe chamado Práticas Educacionais. Produzido pelo time do Sílabe e pela nossa rede, as Práticas levam para as mãos de professores de todo Brasil dicas de atividades, exercícios e metodologias para serem usadas dentro da sala de aula.

cadastre-se nas praticas educacionais

 

Referências

Minha redação Enem em 50 minutos, por Angélica Pereira.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital nº 13, de 07 de abril de 2017. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017.