competências para o século 21 - trabalho sobre igualdade de gênero

Laboratório Rotacional: o que é e como funciona?

O Laboratório Rotacional é uma metodologia de ensino que fica embaixo do guarda-chuva do Ensino Híbrido. Ele consiste em dividir os alunos em apenas dois espaços de trabalho, sendo um deles online. 

Como funciona o Laboratório Rotacional

No primeiro espaço de trabalho, os alunos ficarão em um laboratório computacional para realizarem de atividades online, consumirem conteúdos, etc.

No outro espaço, o professor determina o que será desenvolvido, mas é válido priorizar a sala de aula e as interações que nela podem surgir. Lembrando que uma sala de aula pode ser um laboratório de ciências, ginásio, ateliê, etc.

Assim como no modelo de rotação por estações, há um tempo fixo de permanência dos alunos em cada um desses espaços, sendo este tempo estipulado pelo professor.

Veja um vídeo de exemplo:

Após decorrido esse tempo, os alunos devem alternar entre os dois espaços: quem estava no laboratório de informática se dirige para o outro espaço escolhido pelo professor e vice-versa.

Os dois momentos também devem ser independentes, caso contrário os alunos podem sentir dificuldades em iniciar um deles.

Considerações finais

Para aplicar qualquer um dos modelos do Ensino Híbrido é necessário que o professor planeje sua aula considerando cada um dos momentos característicos de cada modelo, levando em consideração:

  • O que cada aluno ou grupo de alunos estará fazendo em cada momento (se estarão sozinhos ou em grupo, em atividades de pesquisa, teórica ou prática, em atividades online ou off-line)
  • O que o professor estará fazendo em cada um dos momentos (se estará fixo em uma estação ou livre para circular entre as estações)
  • dinâmica da aula como um todo.

Nesse modelo é preciso uma mudança na postura dos alunos, do professor e da própria escola em si. Processo que é construído e que não vem de uma  hora para a outra.

Portanto, persista, seja companheiro dos alunos, se abra a falhas e aproveite todos os aprendizados!

Gostou do conteúdo? Conheça nossa série de posts sobre Ensino Híbrido, com exemplos, casos práticos e relatos de professores!