Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Entenda como seus alunos aprendem

Você professor, já reparou que existem diferentes formas de ensinar e aprender um determinado conteúdo em uma disciplina? Essa forma individual de adquirir conhecimento é conhecida com Estilo de Aprendizagem. Assim o aprendizado é único e individual.

Diferentes estilos de aprendizagem

Cada aluno possui uma estratégia diferente para o seu processo de aprendizagem. Estas estratégias são chamadas de Estilos de Aprendizagem, as quais, de acordo com Teresa Cerqueira, doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas, são:

“O estilo que um indivíduo manifesta quando se confronta com uma tarefa de aprendizagem específica. (…) uma predisposição do aluno em adotar uma estratégia particular de aprendizagem, independentemente das exigências específicas das tarefas”.

Na literatura, existem várias teorias acerca dos estilos de aprendizagem, sendo a VARK (pelas suas siglas em inglês que se referem às palavras visual, auditive, reading e kinesthetic) uma das principais.

A teoria VARK divide os estudantes em 4 categorias:

VARK-estilos-de-aprendizado

É importante deixar claro que uma pessoa pode ter mais de um estilo de aprendizagem, mas sempre um mais dominante. E também que, nenhum método é eficiente sozinho e quando combinados podem trazer resultados mais eficientes.

descubra o seu estilo de aprendizagem de seus alunos, com este teste disponível gratuitamente.

Como estimular os diferentes estilos de aprendizagem

Existem diversas metodologias, dentre elas as metodologias ativas para estimular as diferentes formas que os alunos aprendem, dentre elas, as mais famosas são PBL e Ensino Híbrido.

Aprendizagem baseada em problemas (PBL)

A aprendizagem baseada em problemas (PBL), como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema.

Nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades.

Na aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos.

Desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação.

Ensino Híbrido

O Ensino Híbrido, por sua vez, é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino:

  • online, em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial da internet;
  • offline, momento em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

Nesse sentido, a ideia é que a parte on-line e off-line se conectem e se complementam, proporcionando diferentes formas de ensinar e aprender.

Existem vários modelos de ensino híbrido: os sustentados e os disruptivos. 

Os sustentados são conhecidos como: “rotação por estações”, “laboratório rotacional”, “rotação individual” e “sala de aula invertida”.

Já os disruptivos são: “modelo flex”, “modelo à la carte”, “modelo virtual enriquecido”.

Gostou do conteúdo? Comente aqui embaixo como você estimula os diferentes aprendizados de seus alunos!