Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

5 razões para apostar na tecnologia em sala de aula

Conseguir a atenção dos alunos está cada vez mais difícil. A sala de aula está mudando de cara e a rotina do professor precisa se adaptar a essa nova realidade.

Pensando nisso, confira agora 5 razões pelas você deve utilizar a tecnologia como um importante aliado no processo de ensino.

1. Uma aula diferente da tradicional

Tecnologia chegou para ficar e já é um fato no nosso cotidiano. Tanto que você está lendo este conteúdo através de um celular/computador.

Se ela já invadiu e transformou nossa realidade, por quê não aproveitar e unir a tecnologia à sala de aula?

Hoje já existem diversas metodologias que utilizam tecnologia em seu processo de aprendizagem. Muitas delas tem inclusive tem comprovação científica de sua efetividade.

As mais famosas hoje em dia são:

  • Ensino Híbrido, que mistura o online e offline para potencializar o aprendizado;
  • PBL, que trabalha o aprendizado a partir da resolução de problemas e alia a tecnologia na busca por respostas.

2. Estímulo ao protagonismo dos alunos

Com a tecnologia, a fonte do aprendizado não precisa ser somente o professor.

Existem diversos conteúdos de qualidade espalhados pela internet, inclusive já falamos dos melhores canais de educação do YouTube.

O foco agora é orientar quais fontes de conteúdos são confiáveis e auxiliar o aluno a entender a melhor forma ele aprende.

Em outras palavras, a tecnologia possibilitou inverter a lógica tradicional do foco em conteúdo para o foco no efetivo aprendizado.

3. Personalização da aprendizagem

A tecnologia permite algo que antes só era possível nas escolas mais caras do país: a personalização do ensino.

Com a tecnologia o professor consegue ganhar tempo com tarefas braçais do dia a dia, como passar a matéria e aplicar atividades.

Isso faz com que ele tenha mais tempo livre para preparar aulas e interagir com os alunos – essa é inclusive nossa proposta de valor aqui no Sílabe.

Fora isso, utilizando tecnologia é possível, através de dados, entender quais são as maiores dificuldades dos alunos e a partir dai criar estratégias para melhorar o aprendizado.

4. Dá pra ir além dos 45 minutos de aula

Por mais legal que seja, toda aula tem um fator limitante: o tempo.

É preciso que todos os alunos prestem atenção naqueles preciosos minutos de aula, para que o aprendizado aconteça e sabemos que isso, na prática, não funciona. Não para todos os alunos em sala.

Com a tecnologia, o fator tempo se expande, já que os alunos podem acessar conteúdos online, em casa, no tempo deles.

Inclusive, você pode recomendar conteúdos para que eles consumam usando ferramentas online como o Sílabe, que te permite disponibilizar vídeos, imagens, atividades e slides para seus alunos.

5. Mais formas de conseguir a atenção dos alunos

Em uma aula tradicional, “giz e saliva” são as únicas ferramentas para conseguir a atenção dos alunos.

Com a tecnologia, o céu é o limite! É possível utilizar vídeos, imagens, jogos, aplicativos e o que mais sua criatividade permitir.


O que achou do conteúdo? Tem alguma razão que esquecemos de citar? Comente aí embaixo!