Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

YouTube Educação e os 5 melhores canais educacionais

YouTube Educação. Com vídeos, os professores podem auxiliar os alunos de formas diferentes às já tradicionais maneiras utilizadas em sala de aula. Não é substituição: é complementação.

O meio também é uma forma de se passar a mensagem, dizia o educador Marshall McLuhan. E hoje são muitos os meios existentes para que a mensagem seja ainda mais eficaz para o seu receptor principal – no caso, o aluno. Como a tecnologia está cada vez mais inserida na sala de aula e nos conceitos pedagógicos de escolas e professores, uma opção viável e eficiente é a utilização de vídeos para a potencialização do aprendizado dos alunos, e YouTube Educação é um ótimo recurso. Uma pesquisa da E-Learning Infographics coletou alguns dados a respeito da opinião de professores quanto à utilização de vídeos em sala de aula. Veja abaixo nosso infográfico que mostra os principais resultados.

  Por isso, há grande valor na utilização de vídeos em sala de aula e uma das melhores fontes desse tipo de recurso é o YouTube, o maior portal de vídeos na internet com conteúdo gratuito e de qualidade. Assim, elencamos aqui os 5 melhores canais de informação e conhecimento na educação no YouTube!  

1. YouTube Educação

Youtube Educação
Youtube Educação

  Canal criado pelo próprio YouTube em parceria com a Fundação Lemann, que é uma das maiores fundações de apoio à educação no Brasil. O canal YouTube Educação possui conteúdo para ensino fundamental e médio, com colaboração de diversos outros membros da comunidade do YouTube. O conteúdo é gratuito e a Fundação faz uma curadoria super afiada. Vale a pena!  

2. Me Salva!

Me Salva
Me Salva

  O Me Salva! é uma plataforma brasileira com foco na disponibilização de conteúdo de alto desempenho didático para estudantes de ensino médio e superior. Um dos fundadores, Miguel Andorffy, é o responsável pela criação das aulas, que são apresentadas como se você estivesse estudando com o seu melhor amigo: papel, caneta e muita prática!. O conteúdo está inteiramente grátis no YouTube, mas vale o cadastro.  

3. Stoodi

Stoodi
Stoodi

  Com uma linguagem descontraída e divertida, o Stoodi tem apostado em vídeo-aulas super organizadas, numa sequência que facilita o estudo (principalmente para aqueles dias desesperados antes de alguma prova). Com foco tanto em ensino médio como no ENEM, o canal ainda apresenta correções detalhadas de provas de anos anteriores.  

4. Descomplica

Descomplica
Descomplica

  Eles levam o nome bem a sério: os vídeos são muito bem explicados e os professores chegam até mesmo a ir a campo para explicar de forma prática, trazendo o mundo real até a tela do seu computador. Entre cada vídeo, há listas de plantões de dúvidas, planos de aulasdesafios e até mesmo músicas.  

5. Biologia Total

Biologia Total
Biologia Total

  Celebridade das redes sociais, o professor Paulo Jubilut já possui mais de 2 milhões de fãs em sua página no Facebook. Além de ser especialista no conteúdo associado ao estudo da vida e áreas associadas (citologia, ecologia, zoologia, evolução e bioquímica), ele também oferece dicas de estudo. Os vídeos estão todos no YouTube Educação, mas para acessar exercícios e cursos intensivos, você precisa se registrar no site.   Com conteúdo gratuito e de qualidade, você complementa seu ensino em sala de aula e oferece aos alunos vídeos estimulantes e engajadores para quebrar um pouco a rotina e, de quebra, fazer com que ele estude ainda mais!   Achou que deixamos alguém de fora do YouTube Educação? Manda uma mensagem pra gente 🙂  

Referências
[1] http://elearningindustry.com/video-as-a-learning-tool-a-mixed-blessing
[2] http://aulasexatas.com.br/stoodi-aulas-online-de-exatas-e-portugues/
[3] http://mesalva.com/sobre [4] https://www.stoodi.com.br/perguntas-frequentes/
[5] http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/11/21/youtube-lanca-canal-de-educacao-com-8000-videos-de-ensino-medio.htm
[6] https://www.youtube.com/user/jubilut
[7] https://pt-br.facebook.com/biologiajubilut